segunda-feira, 23 de abril de 2007

aula do dia 23/04


Pesquisa sobre o conceito de ciberespaço a partir das novas tecnologias


De acordo com Pierre Lévy, 1999 o ciberespaço é uma grande rede interconectada mundialmente, com um processo de comunicação "universal" sem "totalidade". “A “universalidade” sem totalidade” segue uma linha interativa de comunicação, possibilitando, a "todos", navegantes da grande "rede" participarem, democraticamente num modelo interativo de "todos para todos", consolidando a idéia de uma "aldeia global" profetizada por Mcluhan na década de 60. O ciberespaço dissemina uma nova cultura pelo globo a cibercultura. A partir dessa premissa entendemos que o ciberespaço nada mais é do que um espaço de trocas, interatividade e interconectividade de informações e conhecimentos, os quais se mostram consubstancias para inserção e interação dos indivíduos na sociedade do conhecimento.O ciberespaço evidencia o fim das certezas absolutas, o fim dos territórios demarcador, agora tudo se resume ao espaço”.

A partir de então, é válido os questionamentos de até que ponto pode-se considerar o ciberespaço um elemento propiciador e disseminador de informações e construção de conhecimentos, já que esse não é um espaço acessível a grande maioria da população. Partindo daí voltamos a analisar o conceito de ciberespaço e indagamos: Qual a sua verdadeira função dentro da sociedade contemporânea? E na necessidade de respondê-los, nos atemos a questionar: Qual o seu verdadeiro papel desempenhado nesta aldeia global? Com vistas nisso penso que o ciberespaço deve sim, ser um ambiente essencialmente estimulador e cooperador de informações, saberes e conhecimentos, porém com uma simples e pequena diferença, deve estar necessariamente em favor do combate as mazelas e injustiças ocorridas no mundo. E partir daí trabalhar com a perspectiva da exclusão, abrindo assim as portas do mundo, com o olhar para minorar a pobreza a partir das novas tecnologias. O ciberespaço evidencia o fim das certezas absolutas, o fim dos territórios demarcador, agora tudo se resume ao espaço.



LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

Este quadro é para enfatizar a reflexão, acima postada:

Lévy (1996) escreveu sobre o virtual e seus desdobramentos filosóficos, sendo que no Quadro 01 os diferentes sentidos do virtual são abordados, do mais fraco ao mais forte:

Nenhum comentário: