segunda-feira, 11 de junho de 2007

Aula do dia11/06/07


A aula do dia 11/06/07 foi muito esclarecedora e produtiva.Nela houve a continuidade do seminário tv e vídeo os alunos trouxeram várias questões, como:a diferença entre as tv´s universitária, pública, estatal e a tv privada.Consegui perceber que a tv pública trabalha em favor do bem estar social do estado.Um exemplo disso è a tv senado, tv câmera.È válido salientar que essa tv é totalmente financiada pelo estado, não apresentando assim fins lucrativos.A tv privada está voltada essencialmente para transmitir as informações, porém com uma grande diferença que apresenta um viés totalmente comercial, utilizando assim do seu espaço para vender;imagens, produtos e padrões.E a tv estatal se constitui como uma emissora que apresenta o papel de divulgar os trabalhos, projetos e atividades realizadas pela União e a sua função é essencialmente deixar a sociedade informada de tudo o que está sendo realizado pelo governo federal.Logo em seguida, teve a apresentação do grupo impressos e educação e nele houve o esclarecimento sobre a literatura de cordel e suas contribuições para serem utilizadas na educação.UM outro impresso mencionada foi o jornal e formas como o mesmo pode ser utilizado na sala de aula.E nessa perspectiva a professora Bonila falou sobre a importância da professora junto a turma construir um jornal, possibilitando assim que os alunos se apropriassem do impresso jornal,propiciando também que os alunos desenvolvessem a capacidade de leitura e escrita e, a partir disso se sintam encorajados a produzir textos, desconstruindo a idéia produzida pela escola de valorização da forma, em detrimento do conteúdo.O jornal tem que estabelecer uma nova relação didática com os alunos, não o vendo assim com simplesmente um meio de informações,mas sim possibilitar, a partir do contato que os alunos desenvolvam a sua capacidade de leitura e escrita.è válido também que o professo possa mostrar para os alunos que existem alguns deles não podem ser utilizados como fonte segura para obtenção de informações e conhecimentos. Daí a necessidade da pesquisa antes do acesso.UM outro ponto ressaltado foram as vantagens do jornal impresso Dentre eles foram: por ele serem fáceis de ser carregados, sua interface e a praticidade e conforto que o mesmo proporciona ao leitor.O livro didático e a educação, a sua função.E a partir disso surgiu o seguinte questionamento será que o livro didático pode ser o único meio de transmissão de conhecimento? E juntos chegamos a conclusão que a importância não está somente na sua função, mas sim de como não somente esse recurso didático, como também tantos outros são utilizados pelo o professor.Sendo assim atribuo a aula muito relevante e construtiva para o nosso processo de formação humana e profissional.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Giovana,
muito boa sua reflexão sobre a ultima aula, conseguiu fazer uma sintese bem legal das duas apresentações.
Bjs!!!!

Bonilla disse...

Olá Geovanna,
está faltando a reflexão sobre a III Semana de Software Livre da Faced. Vc não participou?
Aproveite este ambiente para refletir mais sobre outros temas, para além das aulas de EDC287. Um abraço...