segunda-feira, 9 de abril de 2007

Aula do dia 09//04/07

A aula hoje teve como proposta refletir sobre o sistema operacional do computador.Houve dois palestantes que se imcubiram de esclarecer algumas dúvidas sobre o funcionamento da máquina.Foram várias questões abordadas,tais como:a compartimentalização de toda a placa mãe e os elementos que compõem o mesmo.E apartir daí começamos estabelecer algumas relações bastante pertinentes para que pudessemos ter um bom entendimento.Diante do exposto, compreendi que para haver a existência do computador é indispensável que a placa mãe trabalhe juntamente com o processador, sendo os mesmos responsáveis por todo gerenciamento, interconecção e transmisão das informações ocorridos na máquina.Contudo, percebemos que o computador funciona de maneira sistêmica.

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Aula do dia 02/04

Hoje, nos atemos mais precisamente, a temática do projeto que será desenvolvido e, para isso, utilizamos a maior parte do tempo para produzirmos o material do nosso projeto.E de acordo com isso, conduzimos todo o processo da aula. Materializamos a fundamentação teórica e o roteiro do projeto, tendo em vista, a nossa melhor adequação e envolvimento com a temática e, partindo disso, concretizamos uma etapa da atividade, a qual mostrou-se muito relevante, trazendo assim uma grande contribuição para a condução e desenvolvimento de todo esse projeto.E os questionamentos que ficaram bastante em questão foram:qual a melhor forma de possibilitar efetivamente a inclusão digital, e quais elementos devem ser utilizados para que, de fato, essa a inclusão ocorra?

segunda-feira, 26 de março de 2007

aula do dia 26/03

Hoje a aula mostrou-se imprescindível para o meu entendimento sobre o objetivo da disciplinaEDC 287, pois a partir da mesma compreendi de maneira mais consistente o conceito de inclusão digital dentro do novo cenário da sociedade.Com vista nisso devo mencionar que devemos o mais rapidamente nos apropriarmos do ciberespaço, para que asim possamos contruir novas comunidades de troca de informações , conhecimentos e saberes ,os quais nos possibilite romper com o que está a priori instítuido.Além disso, é válido destacar que o discurso se mostra atributo essencial e necessário para que esse processo seja constituído.Dessa forma,urge a necessidade de sairmos do círculo vicioso e partirmos para uma nova dinâmica de relacionamento.

segunda-feira, 19 de março de 2007

Aula do dia 19/03

A aula se ateve, de um modo geral, identificar as diferenças básicas entre SWL e SWP.A partir disso,tendo como suporte os vídeos e a exposição da professora.Partindo disso, pude concluir que os SWL trabalham em favor da democratização do saber, indo de encontro totalmente ao monópolio das novas tecnologias da informações,ás quais fomentam a exclusão digital.

segunda-feira, 12 de março de 2007

Aula do dia 05/03

A partir da discussão da aula que teve como idéia analisar os vídeos pós-modernidade e multiculturalismo, ficou muito claro ,para mim, que, de fato,estamos vivendo a verdadeira era da novas tecnologias da informação.E essa traz imbricadamente com ela uma série de transformações nas relações humanas,iniciando pela mudança de referencias que o homem vem sofrendo a tal ponto de o mesmo não mais consegue definir quais valores seguir.

Aula do dia 12/03

Hoje a aula teve como idéia central refletir sobre os itens: texto e entrevista sobre a temática a nova relação com o saber do autor Pierre Lévy.A partir da mesma é válida evidenciar que surge,de fato, uma nova relação com o saber, a qual não somente se restringe a idéia de absorver informações, e sim mais do que isso exige-se o mais rapidamente que o sujeito seja capaz de interagir,trocar os conhecimentos, os vendo assim, como uma rede que se encontra intimamente entrelaçada.